Sobre o Projeto

Atividades de divulgação científica podem contribuir para a educação científica da população em geral e de jovens estudantes em particular. Estas iniciativas proporcionam a divulgação do conhecimento científico à sociedade, democratizando o acesso a ele, popularizando a ciência, estimulando jovens talentos para as carreiras científicas, complementando as atividades formais de ensino de ciências, além de ser fonte de estímulo aos jovens para os estudos em geral.

Nos anos de 2017 e 2018 o curso de Licenciatura em Física do IFG Câmpus Jataí realizou algumas atividades, dentre elas uma mostra de experimentos dentro da Semantec e duas atividades que integraram alunos deste curso com alunos das escolas públicas chamadas de Tarde da Física. Nessas atividades foram realizadas demonstrações experimentais, debates, palestras e observações astronômicas. Durante a Semantec, os alunos participantes demonstraram mais interesse em visitar os laboratórios de Física e participar dos experimentos realizados do que nas outras atividades propostas. Assim, diante do grande entusiasmo demonstrado pelos alunos em aprender mais sobre ciência nesses dois eventos, pensamos em proporcionar ações contínuas no sentido de proporcionar oportunidade para que mais estudantes do município de Jataí possam participar de atividades como essas. Além disso, diante da pouca procura dos estudantes do ensino médio pelos cursos de licenciatura, este projeto também se apresenta como uma forma eficiente de divulgar o curso de Licenciatura em Física nas escolas públicas da cidade. Nessa linha, no ano passado submetemos ao edital de extensão de 2018 e tivemos aprovado o projeto intitulado “Física no IFG” que está sendo executado atualmente no câmpus Jataí, a proposta atual é uma nova submissão baseada no projeto submetido no ano passado, trazemos nesta nova proposta buscar a continuidade do trabalho para poder realizar atividades como as desenvolvidas em 2017 e 2018 e no projeto Física no IFG até o momento. Neste ano, buscando uma maior aproximação com o ensino médio integral integrado, contaremos com a participação de alunos de 3º ano do ensino médio, que atuarão no projeto até o final do ano de 2019, oportunizando uma forma de verem e aplicarem na prática a física vista no decorrer do ensino médio, já que, muitas vezes na educação formal nem sempre é possível manipular experimentos e entendê-los. Também contaremos com a participação de bolsista e voluntárias do 1º ano do ensino médio integral integrado no projeto, durante toda a sua vigência. Para estas alunas, buscamos além de proporcionar um contato direto com a física na prática, tentar motivar e incentivar, desde o 1º ano, o interesse pela ciência e pela Física. Por fim, também atuarão no projeto alunos de licenciatura em Física, e uma egressa do curso de Licenciatura em Física e atualmente, professora da rede estadual de educação. Esperamos que eles possam contribuir aplicando os conhecimentos apreendidos na licenciatura em Física e que isso os motive nas suas práticas atuais e futuras como docentes. Além disso, o projeto possibilitará uma aproximação do curso de Licenciatura em Física com os alunos de ensino médio da rede pública de Jataí, alunos estes que poderão talvez ingressar futuramente no curso.

As ações aqui propostas podem ser caracterizadas como as de educação em espaço não-formal, conforme cita Jacobucci (2008): “De forma sintética, pode-se dizer que os espaços formais de Educação referem-se a Instituições Educacionais, enquanto que os espaços não-formais relacionam-se com Instituições cuja função básica não é a Educação formal e com lugares não-institucionalizados”.

Uma das atividades previstas, visita aos laboratórios, é semelhante às chamadas feiras de ciências, que segundo Nobre, (2015):

[…] pode ser utilizada como alternativa para facilitar a obtenção de conhecimentos, através da confecção de materiais didáticos e/ou reciclados, feitos pelos próprios alunos, contribuindo diretamente para o processo ensino-aprendizagem, pois fornece um interesse mútuo destes pela aquisição de conhecimento científico (NOBRE, 2015)

A visita aos laboratórios de física é uma das formas de despertar o interesse do aluno pela física, pois conforme Peruzzo (2013) “[…] diversas pesquisas têm sido feitas a respeito do uso de experimentos no ensino de física. Segundo elas, o ensino centrado nos conceitos teóricos, sem incluir situações reais, torna a disciplina desmotivante e chata para o aluno”.

Esperamos que as atividades desta ação proporcionem experiências educativas para que os alunos compreendam princípios físicos envolvidos e que despertem neles o interesse e a vontade de aprender física.

Além disso, esperamos que a ação, durante as atividades propostas, possa ajudar na divulgação do curso de licenciatura em Física.

OBJETIVOS

  • Divulgar e despertar o interesse de estudantes do ensino médio das escolas públicas de Jataí pela Física.
  • Proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas de Jataí a oportunidade de aprender ciência por meio de atividades lúdicas.
  • Promover a integração entre o IFG e a comunidade.
  • Apresentar e divulgar o curso de Licenciatura em Física do IFG Câmpus Jataí nas escolas públicas do município de Jataí

A ação de Extensão consiste na organização e execução de visitas mensais de alunos de ensino médio de diversas escolas públicas de Jataí – GO para participar de mostras de experimentos de física, palestras e atividades de divulgação científica organizadas pelos membros do projeto. Estas visitas serão agendadas previamente junto às escolas interessadas, o transporte dos estudantes será realizado pelo ônibus do IFG Câmpus Jataí.

Para a preparação das atividades serão montados experimentos já disponíveis nos laboratórios de física do IFG câmpus Jataí e também construídos com materiais de baixo custo adquiridos com recursos deste edital, sob orientação dos professores membros do projeto.

Também serão realizadas durante as visitas, debates, palestras e outras atividades de ensino ministradas por professores convidados e também pelos membros do projeto.

Em virtude do grande número de estudantes durante as visitas, o projeto contará eventualmente com discentes do curso de licenciatura atuando como voluntários nas atividades desenvolvidas.

Será construído um site para divulgação e publicação das atividades da ação