Grandes físicos da história

Em 19/05 é comemorado o “Dia do Físico” para celebrar Albert Einstein e seu “Ano Milagroso”, 1905. Este ano, o gigante da física publicou 5 artigos que mudaram a história da física com apenas seus  26 anos.

E falando em físico, vejamos alguns que contribuíram imensamente para tudo o que sabemos hoje:

Galileu Galilei (1564 – 1642)

O físico e  matemático revolucionou a ciência e a astronomia. Com a invenção do telescópio, por exemplo, ele demonstrou a Teoria do Heliocentrismo, afirmando que a terra não era o centro do universo – contrário à Igreja e indo ao tribunal foi condenado à prisão perpétua. Outra grande descoberta foi a Lei da queda dos corpos, na qual ele alega que dois objetos de pesos distintos atingem o chão ao mesmo tempo, se deixados de certa altura.

Isaac Newton (1643 – 1727)

O cientista inglês, conhecido como pai da ciência moderna, marcou  a história das descobertas. Há tantas que é difícil decidir o que foi  mais importante e fundamental. Entre estas estão a Lei da Gravidade Universal e as Leis de Newton. 

 

Marie Curie (1867 – 1934)

Um dos grandes nomes da física é de uma mulher polonesa, que passou os homens de sua época. Tudo isso porque sua contribuição foi imensa, sendo a primeira pessoa do mundo a receber o Prêmio Nobel duas vezes. Curie foi responsável pela descoberta de dois elementos químicos: Polônio e Rádio. Este último desenvolveu sua pesquisa que levou ao segundo prêmio, com a descoberta da radioatividade e, consequentemente, raio-x.

 

Albert Einstein (1879 – 1955)

 

Quando falamos de  gênio, lembramos de Albert Einstein, ele foi um dos maiores cientistas da história. Foi em seu “ano milagroso” que o físico alemão publicou um artigo anunciando a descoberta da teoria da relatividade, ao contrário de Newton e mostrando a relação entre espaço e tempo – velocidade de luz.

Ambos os nomes e suas descobertas são estudados durante a vida e muitos deles são recorrentes nos exames de entrada (por exemplo, as leis de Newton . É de suma importância  saber sobre cada uma delas e sua influência.

Enfim, todas as invenções e descobertas destes grandes professores mudaram a história do mundo.

 

 

fonte: https://www.unificado.com.br/grandes-fisicos-da-historia-e-suas-contribuicoes-para-o-mundo/