Combatendo a Dengue

Tendo em vista os altos índices de casos notificados e de casos suspeitos de dengue na cidade de Jataí, a equipe do Clube de Ciências decidiu que seria interessante os clubistas desenvolverem uma atividade que envolvesse a conscientização sobre a dengue e sobre formas de combate à proliferação do mosquito transmissor e, também, o desenvolvimento de uma postura científica.

No dia 05 de abril os alunos foram trazidos da Escola Municipal Luziano Dias, pelo ônibus do IFG, para que pudessem participar de uma palestra sobre a dengue (ministrada pela Secretaria do Meio Ambiente do município). Após a palestra, os clubistas utilizaram os computadores do IFG para buscarem informações sobre a construção de armadilhas para o mosquito da dengue. O objetivo era que os clubistas decidissem qual armadilha iriam testar e, também, conhecer mais sobre a fisiologia do mosquito, seus hábitos e sobre como atraí-los e repeli-los. Para orientar os clubistas, foi distribuída uma ficha com questões orientadoras para a pesquisa. Além dessa ficha também foi distribuído um pequeno texto com as principais informações sobre a dengue, que pode ser obtido aqui.

No segundo encontro (ocorrido no dia 17/04/2019) os clubistas foram separados em 4 grupos e, em cada grupo, foi retomado o levantamento sobre a construção de armadilhas e sobre os atrativos que poderiam ser colocados nas armadilhas para melhorar sua eficiência. Além disso, cada grupo buscou testar alguma variável para verificar qual tipo de armadilha seria mais eficiente. Por exemplo, um grupo criou diversos tipos de armadilhas, com ou sem atrativos extras (arroz, ração de gato, fermento biológico) e com garrafas PET pintadas ou não.  A seguir algumas imagens do encontro:

dengue2Armadilhas para mosquito da dengue

dengue3

Alunos discutindo sobre a preparação de armadilhas

Após o termino das construções das armadilhas, alguns alunos levaram para casa e outros deixaram no colégio para fazerem as avaliações durante um tempo determinado. Para isso, eles foram orientados a fazerem registros periódicos sobre as condições das armadilhas e se haveria alguma larva de mosquito na armadilha.