A sequência de atividades para esse eixo ação gira em torno pré-produção, produção e pós produção de concerto e conversa pós-concerto. Procura-se com esta introduzir o público a uma discussão em torno dos tópicos: importância da construção social de manifestações artísticas e culturais, a música e a construção social da pós-contemporaneidade, a música contemporânea e manifestações artísticas atuais, história da percussão, breve análise do repertório escolhido.
O concerto tem no mínimo 1 hora de duração, com repertório variado e representativo das diferentes vertentes da percussão contemporânea e atual. A escolha do repertório é pautada na diversidade de compositores, linhas de criação e instrumentos possíveis ao percussionista atualmente. A discussão pós-concerto procura abrir uma rodada de interrogações do público para os integrantes dos grupos, colocando em relevo perguntas e colocações da plateia e incentivando assim a discussão sobre o repertório e sobre a formação apresentada.
As cidades pelas quais essa ação passa, e consequentemente cuja população do entorno está em foco, são aquelas que possuem câmpus do IFG.
O grupo que apresenta as obras é o GruLaPe (ver maiores informações abaixo).
Veja imagens em: https://www.facebook.com/ProPerc/media_set?set=a.170930410034917.1073741828.100013538778602&type=3
GruLaPe
Criado em 2013, o Grupo do Laboratório de Percussão do IFG (GruLaPe) tem como objetivo difundir o repertório dos sécs. XX e XXI próprio para grupo de percussão, buscando o aprimoramento artístico-musical e técnico de seus integrantes. O desenvolvimento artístico é realizado em processo prático de execução, criação e experimentação do repertório moderno e contemporâneo. Este repertório, muitas vezes, leva seus integrantes a estrear peças nunca escutadas e a difundir um material que sempre desafia o percussionista e seu público ao novo, ao descobrimento e a uma reflexão da arte sobre a vida.
O grupo é ponto de encontro convivial entre os alunos do técnico e da licenciatura, possibilitando a troca de experiências e vivências e promovendo a verticalização na transferência de conhecimentos. Ele vem ainda oferecer ao público goianiense mais uma possibilidade de contato com a música de vanguarda e de fruição do repertório contemporâneo.
Além dos concertos próprios do grupo, este já participou de aberturas, encerramentos, participações e apresentações artísticas em eventos como: I Simpósio Internacional de Pesquisa Investigativa do IFG, Concerto Duo Reynaert/Séjourné, Simpósio Internacional de Musicologia (UFG), Festival Cozinha Goiás, 7º Seminário Local de Iniciação Científica (IFG Campus Goiânia), II Semana de Licenciatura em Pedagogia (IFG Campus Goiânia Oeste), VII Semana da Licenciatura em Matemática (IFG Campus Goiânia), Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal, VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (IFG Campus Goiânia), I Semana do Curso de Letras do IFG, Projeto Quinta Justa, V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG (IFG Campus Goiânia), I Semana de Música do IFG. O GruLaPe tem feito ainda várias apresentações nos diferentes campi do IFG através do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (PROPERC).
O GruLape está inserido dentro das atividades do Núcleo de Excelência para a Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP³) que congrega pesquisadores e colaboradores do IFG, UFG e UFMG. O núcleo procura fomentar a pesquisa musical e sua difusão, o ensino, a prática e a extensão no campo da percussão, englobando áreas da performance, processos criativos, construção de novos instrumentos e inovação tecnológica, lutheria digital e interação computacional. Através de ações deste núcleo foi aprovado um Programa de extensão com financiamento do Governo Federal via Edital ProExt 2015. Com tal programa inúmeros cursos de extensão foram criados, vários profissionais têm visitado as instituições parceiras (IFG e UFG) e várias ações artístico-culturais têm sido fomentadas. Todas as linhas de ação tem sido efetivadas dentro do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (PROPERC).
Integrantes: Léia Cássia, Polyana Viana, César Ribeiro, Dener Oliveira, Jean Gomes, Lucas Andrade, Lucas Davi, Renato Magno & Ricardo de Pina.
Direção artística: Prof. M. Ronan Gil e Prof. M. Leonardo Bertolini Labrada
Confira mais informações nos canais de comunicação do GruLaPe
Site: grulape.wixsite.com/meusite
Facebook: www.facebook.com/grulape
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCKHotWKZ5vp9GlOxWAx5WRA