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Difusão
A sequência de atividades para esse eixo ação gira em torno pré-produção, produção e pós produção de concerto e conversa pós-concerto. Procura-se com esta introduzir o público a uma discussão em torno dos tópicos: importância da construção social de manifestações artísticas e culturais, a música e a construção social da pós-contemporaneidade, a música contemporânea e manifestações artísticas atuais, história da percussão, breve análise do repertório escolhido.
O concerto tem no mínimo 1 hora de duração, com repertório variado e representativo das diferentes vertentes da percussão contemporânea e atual. A escolha do repertório é pautada na diversidade de compositores, linhas de criação e instrumentos possíveis ao percussionista atualmente. A discussão pós-concerto procura abrir uma rodada de interrogações do público para os integrantes dos grupos, colocando em relevo perguntas e colocações da plateia e incentivando assim a discussão sobre o repertório e sobre a formação apresentada.
As cidades pelas quais essa ação passa, e consequentemente cuja população do entorno está em foco, são aquelas que possuem câmpus do IFG.
O grupo que apresenta as obras é o GruLaPe (ver maiores informações abaixo).
Veja imagens em: https://www.facebook.com/ProPerc/media_set?set=a.170930410034917.1073741828.100013538778602&type=3
GruLaPe
Criado em 2013, o Grupo do Laboratório de Percussão do IFG (GruLaPe) tem como objetivo difundir o repertório dos sécs. XX e XXI próprio para grupo de percussão, buscando o aprimoramento artístico-musical e técnico de seus integrantes. O desenvolvimento artístico é realizado em processo prático de execução, criação e experimentação do repertório moderno e contemporâneo. Este repertório, muitas vezes, leva seus integrantes a estrear peças nunca escutadas e a difundir um material que sempre desafia o percussionista e seu público ao novo, ao descobrimento e a uma reflexão da arte sobre a vida.
O grupo é ponto de encontro convivial entre os alunos do técnico e da licenciatura, possibilitando a troca de experiências e vivências e promovendo a verticalização na transferência de conhecimentos. Ele vem ainda oferecer ao público goianiense mais uma possibilidade de contato com a música de vanguarda e de fruição do repertório contemporâneo.
Além dos concertos próprios do grupo, este já participou de aberturas, encerramentos, participações e apresentações artísticas em eventos como: I Simpósio Internacional de Pesquisa Investigativa do IFG, Concerto Duo Reynaert/Séjourné, Simpósio Internacional de Musicologia (UFG), Festival Cozinha Goiás, 7º Seminário Local de Iniciação Científica (IFG Campus Goiânia), II Semana de Licenciatura em Pedagogia (IFG Campus Goiânia Oeste), VII Semana da Licenciatura em Matemática (IFG Campus Goiânia), Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal, VI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (IFG Campus Goiânia), I Semana do Curso de Letras do IFG, Projeto Quinta Justa, V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG (IFG Campus Goiânia), I Semana de Música do IFG. O GruLaPe tem feito ainda várias apresentações nos diferentes campi do IFG através do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (PROPERC).
O GruLape está inserido dentro das atividades do Núcleo de Excelência para a Pesquisa e Performance em Percussão (NΞP³) que congrega pesquisadores e colaboradores do IFG, UFG e UFMG. O núcleo procura fomentar a pesquisa musical e sua difusão, o ensino, a prática e a extensão no campo da percussão, englobando áreas da performance, processos criativos, construção de novos instrumentos e inovação tecnológica, lutheria digital e interação computacional. Através de ações deste núcleo foi aprovado um Programa de extensão com financiamento do Governo Federal via Edital ProExt 2015. Com tal programa inúmeros cursos de extensão foram criados, vários profissionais têm visitado as instituições parceiras (IFG e UFG) e várias ações artístico-culturais têm sido fomentadas. Todas as linhas de ação tem sido efetivadas dentro do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (PROPERC).
Integrantes: Léia Cássia, Polyana Viana, César Ribeiro, Dener Oliveira, Jean Gomes, Lucas Andrade, Lucas Davi, Renato Magno & Ricardo de Pina.
Direção artística: Prof. M. Ronan Gil e Prof. M. Leonardo Bertolini Labrada
Confira mais informações nos canais de comunicação do GruLaPe
Site: grulape.wixsite.com/meusite
Facebook: www.facebook.com/grulape
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCKHotWKZ5vp9GlOxWAx5WRA
Cursos
CURSOS DE EXTENSÃO
Os cursos de extensão em música oferecidos pelo IFG/Câmpus Goiânia estão previstos no Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (PROPERC). Eles são divididos em três tipos de curso com seis turmas ao todo e 100 vagas ofertadas para iniciar o estudo musical ou ampliar conhecimentos prévios e preparar um público das mais diversas faixas etárias ao ingresso em níveis técnicos ou de graduação em Música. Todos os cursos são respaldados por um corpo docente de coordenadores e orientadores com especialização e mestrado na área, além de monitores em formação a nível de graduação (curso específico de Licenciatura em Música).
TEMPO DE MÚSICA
O curso de extensão Tempo de Música: Descobrindo e Percebendo a Escrita Musical tem por objetivo estimular em jovens e adultos (ingresso possível a partir de 16 anos) o interesse em arte e cultura e o estudo de princípios básicos do conhecimento musical aplicado à escrita, solfejo e percepção. O curso procura possibilitar a compreensão dos fenômenos artístico-musicais e estimular a elaboração de processos cognitivos e sensoriais ligados à música. Além de incentivar o interesse e iniciar do nível mais básico, este procura capacitar os interessados para uma possível continuidade nos estudos musicais em níveis mais complexos.
No curso, os participantes têm aulas de solfejo e percepção essencialmente e, através de abordagens teóricas, conhecem um panorama de instrumentos, de formações musicais, estilos e maneiras de se estudar música, visando o desenvolvimento da sensibilidade artística e estética. Os conteúdos abordados são: introdução à leitura em clave de fá e clave de sol (leitura métrica e leitura de alturas); leitura rítmica em diferentes tipos de compasso; fórmula de compasso, sensibilização inicial aos parâmetros musicais (alturas, durações, intensidades, timbre e espaço); escrita musical e suas possibilidades (escrita gráfica, partitura textual e outras); introdução aos intervalos; armadura de clave; ciclo das quintas; introdução aos acordes de três sons; clave de fá, sol e dó; compassos simples e composto; intervalo simples, graus conjuntos e disjuntos; escalas; acordes de três sons; ponto de aumento; quiálteras; contratempo; articulação; sinais de repetição; dinâmica; sinais de alteração, notas enarmônicas; escalas maiores e menores.
O curso já contou com 4 turmas de 20 vagas cada, atualmente conta com 3 turmas de 20 vagas cada e com nível iniciante, médio e médio avançado.
Coordenador do Curso: Prof. M. Roberto Wagner Milet
Monitor: Renato Magno do Espírito Santo
Veja imagens em: https://www.facebook.com/ProPerc/media_set?set=a.170929410035017.1073741826.100013538778602&type=3
INICIAÇÃO EM PERCUSSÃO
O curso de Iniciação em Percussão foi criado dentro do PROPERC e procura estimular a prática, o estudo e a criação em percussão para alunos de 8 a 14 anos. O curso é pensado relacionando-se a percussão e a criação musical em claro diálogo com outras formas de expressão artística (artes visuais, vídeo arte, literatura e vídeo game arte). Esse diálogo é fruto de um curso com inúmeras práticas criativas e interpretativas e mostra a versatilidade do diálogo entre música, novas tecnologias, artes visuais, improvisação, composição, literatura, amizade, empenho e dedicação na formação de novos músicos/artistas. Ele visa estimular o interesse e o estudo em percussão, mostrando um panorama de instrumentos percussivos com suas técnicas específicas e particulares (caixa clara, triângulo, marimba, pandeiro, bumbo, xilofone, entre inúmeros outros) e desenvolver atividades práticas com eles. Além disso, busca-se capacitar os participantes para a possível continuidade dos estudos em percussão em nível intermediário posteriormente.
O curso se baseia na integração com outras artes e também com processos tecnológicos e artes digitais (vídeo game arte, entre outras), sendo dinamizado pelo emprego de novas tecnologias (fator ainda de amplo interesse e atratividade para o público jovem). Bem fundamentada e pautada em uma sólida abordagem pedagógica esta proposta tem se tornado uma ferramenta interessante para estimular novas gerações ao encontro com conteúdos artístico-musicais e ao descobrimento do mundo da criação artística. Os alunos se identificam com as propostas e procuram desenvolver suas habilidades e formas de compreensão do conteúdo musical, buscando ainda gestos musicais próprios e referenciais significativos na escuta, desenvolvendo ainda amplamente o ato criativo da composição musical coletiva e individual.
Coordenador do Curso: Prof. M. Ronan Gil de Morais
Monitores: Jean Paulo Gomes, Léia Cássia Paixão,
Lucas Andrade, Lucas Davi de Araujo.
Veja imagens em: https://www.facebook.com/ProPerc/media_set?set=a.170929963368295.1073741827.100013538778602&type=3
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
O curso Musicalização infantil foi pensado como uma das ações do PROPERC que procura estimular a iniciação musical e a sensibilização para as artes em crianças de 6 a 8 anos. A proposta de musicalização desenvolvida se apoia na magia e riqueza da arte literária para, com uma didática lúdica e criativa, proporcionar vivências estético-musicais diversificadas e enriqueceras. Os participantes são sensibilizados e capacitados para os estudos em música desde a infância através da vivência artística, musical e corporal. Eles são levados à incorporação, através de atividades lúdicas e práticas, de conteúdos artístico-culturais e há integração entre diversas linguagens artísticas (através de metodologia ativa e interdisciplinar). O desenvolvimento e estímulo das crianças é feito através da comunicação e expressão corporal, instrumental e vocal partindo-se da música em diálogo com outras linguagem artísticas como dança, artes visuais, artes cênicas e literatura infantil.
A iniciação é feita em grupo com aplicação de jogos e dinâmicas de percepção tendo como referencial metodológico a pedagogia da música e do movimento de Carl Orff. São assim enfatizados aspectos da imersão imagética na qual os alunos vão descobrindo os parâmetros dos sons aplicados à música e, principalmente, na qual eles vão descobrindo a diversidade, a cooperação, o respeito ao outro, as diferenças salutares em sociedades humanas e a formação para a cidadania.
Coordenadora do Curso “Musicalização infantil”: Profa. M. Rosana Araújo Rodrigues
Monitora: Claudia Caetano de Oliveira Costa.
Fotos
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Contato
Email: ifgproperc@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ProPerc
Notícias
Agenda
Agenda
25.8.2017 – Encontro com os Mestres – Miquel Bernat – IFG Campus Goiânia.
2.8.2017 – Concerto de Difusão – GruLaPe – Externato São José – 19h.
6.7.2017 – Concerto dos Cursos de Extensão – Teatro do IFG Campus Goiãnia – 19h.
14.6.2017 – Concerto de Difusão – GruLaPe – IFG Campus Goiânia Oeste – 19h.
16.5.2017 – Concerto de Difusão – GruLaPe – IFG Campus Goiânia – 18h.
15.5.2017 – Encontro com os Mestres – Duo Reynaert/Séjourné – IFG Campus Goiânia – 14h.
17.3.2017 – Encontro com os Mestres – Gilú Amaral – IFG Campus Goiânia – 14h.
2016
12.12.2016 – Encontro com os Mestres – Márcia Fernandes – IFG Campus Goiânia – 14h
5.12.2016 – Concerto de Difusão – GruLaPe – IFG Campus Goiânia – 18h.
5.12.2016 – Encontro com os Mestres – Duo Desvio – IFG Campus Goiânia – 14h.
28.11.2016 – Encontro com os Mestres – Nath Calan – IFG Campus Goiânia – 14h.
21.11.2016 – Encontro com os Mestres – Charles Augusto – IFG Campus Goiânia – 14h.
16.11.2016 – Encontro com os Mestres – Sérgio Coutinho – IFG Campus Goiânia – 14h.
10.10.2016 – Concerto de Difusão – GruLaPe – IFG Campus Inhumas – 13h.
19.9.2016 – Concerto de Difusão – GruLaPe e Grupo de Violões do IFG Campus Goiânia – IFG Campus Anápolis – 14h.
Mestres
ENCONTRO COM OS MESTRES
Os Encontros com os Mestres possibilitam dois tipos de vivência com convidados das mais diversas linhas de expressão percussiva. Uma se dá através de master classes, workshops, ensaios abertos e oficinas que possibilitam o contato com a prática do mestre através de sua experiência de ensino. A outra se dá através de uma série de espetáculos em que os mestres se apresentam e mostram o resultado artístico de toda seu conhecimento na prática.
Estes eventos visam a promoção dos saberes de diversas práticas percussivas, estimulando a troca de experiências e conhecimentos através de encontros com mestres de todo o território brasileiro e também de convidados internacionais. Estes encontros ocorrem no IFG e UFG e prevêem inúmeras atividades e ações em cada evento.
Os Encontros com os Mestres são organizados em torno de masterclasses, oficinas e concertos com pessoas convidadas e especialmente escolhidas por sua iminente contribuição para com a comunidade local e para com todo o escopo de abrangência do programa. Estão entre esses convidados representantes da percussão orquestral, da percussão contemporânea, das tradições folclóricas, das criações com novas tecnologias, da música instrumental e das manifestações tradicionais brasileiras.
Veja imagens em: https://www.facebook.com/ProPerc/media_set?set=a.170928870035071.1073741825.100013538778602&type=3
e
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Sylvie Reynaert, depois de seus estudos no Conservatório de Lyon na classe de François Dupin e um prêmio de vibrafone jazz, começou uma carreira como camerista com o duo Pianisticks. Com este duo ela ganhou um prêmio no Concurso Europeu de Música de Câmara da FNAPEC e um prêmio especial no Concurso Internacional de Música de Câmara da UFAM. Ela criou o DuoDam com obras para percussão e acordeão, onde música improvisada se mistura com música escrita. Ela estreiou obras de Eric Daubresse (IRCAM), Vincent Paulet, Dominique Lemaître, Alexandros Markeas, Emmanuel Séjourné, entre muitos outros. Ela criou concerto improvisado com o pintor Mattias Duhamel e espetáculos com o Centro Coreográfico Nacional de Carolyn Carlson e trabalhou com artistas como Louis Sclavis, Eric Truffaz, Jean-Pierre Como, Renaud Garcia Fons, Adel shams el din, Carlo Rizzo, Ravi Prasad, entre inúmeros outros.
Sylvie Reynaert se dedica profundamente à formação de novos músicos e, tendo dado aulas em inúmeras instituições francesas de ensino musical, ela é atualmente professora de percussão no Conservatoire de Strasbourg.
Emmanuel Séjourné é professor chefe do Departamento de Percussão no Conservatoire de Strasbourg e da Academia Superior de Música da Université de Strasbourg. Sua música tem inspiração em grande parte da música clássica ocidental e da cultura popular (jazz, rock e música tradicional não européia) com forte presença rítmica, romântica e enérgica. Muitas orquestras interpretaram suas composições: Radio Sinfonie Orchester Stuttgart, Nagoya Philharmonic, Osaka Philharmonic, Sinfonia Toronto, Croatian Radio Television Symphony, Luxembourg Philharmonic, Lausanne Chamber Orchestra, Orchestre de la Suisse Italienne, Orchestre de la Suisse Romande, Camerata de Bourgogne, Orchestre d’Auvergne, de Cannes, Nice, Pau, Mulhouse, Bochumer Symphoniker, Wurttembergisches Kammerorchester, além de inúmeros grupos de percussão, solistas, cameristas, coros e outras formações. Ele é autor de Concerto pra vibrafone, Concerto para múltipla percussão, dois concertos para marimba e do Concerto Duplo (este já apresentado na Bulgária, China, Alemanha, Turquia, Letónia, Coréia, México e França). Como instrumentista, ele obteve com o saxofonista Philippe Geiss, o prêmio da Academia Francesa de Disco pela interpretação e arranjos de Debussy, Ibert e Milhaud e o prêmio de melhor música no Festival de Avignon. Como solista ou com o Ensemble Accroche Note ele criou mais de cem obras, incluindo concertos, música de câmara e solos.
Emmanuel Séjourné é artista Adams e Resta-Jay Mallets

Iniciando a oficina a partir da formação de um círculo, pois, acredita que a visualização de todos que participam desta orquestração é muito importante, já que assim exalta-se o senso de equipe e a compreensão de células rítmicas. Dispondo–se na maioria das vezes no centro desta circunferência e relacionando o corpo como elemento da música, assim utilizando-o para a iniciação musical e as noções de técnicas e células rítmicas brasileiras, além da tomada de uma consciência corporal dentro do ritmo para destravar e se conhecer um pouco mais e a cada vez mais, aprender as noções básicas de musicalização. Como tempo, prática em conjunto, códigos e etc. Podendo no segundo momento, repassar junto com os alunos, após a divisão de naipes, para os instrumentos percussivos que deverão ser levados pelos mesmos, único pedido solicitado aos participantes. Sendo esta aula espetáculo uma formação livre de noções de arranjo e composição para instrumentos percussivos.
MÁRCIA FERNANDES DEZ/16
Marcia Fernandes é timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, integrante fundadora do grupo PERCOTH e Artista ADAMS.
Ao longo de sua carreira atuou em diversas orquestras no Brasil como: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), e no exterior tais como: Orchestre d’Opéra National du Rhin , Orchestre National Philharmonique de Strasbourg (OPS), L’Orchestre symphonique de Mulhouse (OSM), L’Ensemble Instrumental Strasbourg, Orchestre Baroque de Strasbourg trabalhando com os maestros Lorin Maazel, Yan Pascal Tortelier, Kurt Masur, John Neschiling, Frank Shipway, Marco Letonja, Kristjan Järvi, Marin Alsop, Heinz Holliger, entre outros.
Foi marimbista do musical da broadway The Lion King e integrante de variados grupos cameristicos tais como: PIAP (Percussionistas do Instituto de Artes do Planalto), Orchestre de Percussion Strasbourgoise, Percorso Ensemble e ZETADUO.
Natural de São Paulo iniciou seus estudos na Escola Municipal de Música de São Paulo. Mais tarde, ingressou na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) para estudar com John Boudler, Eduardo Gianesella e Carlos Stasi e após a universidade continuou seus estudos na academia da OSESP sob orientação de Ricardo Bologna e Elizabeth e Del Grande.
Em seguida foi à Europa e ingressou no Conservatoire Superieur de Strasbourg (França) onde estudou com: Stephan Fougeroux , Denis Riedinger e Emmanuel Séjourné.
Na Alemanha ficou sob orientação do timpanista solista Jesper Korneliusen da Philharmonisches Staatsorchester Hamburgo e participou do Festspiele Baden-Baden com Rainer Seegers e Franz Schindlbeck respectivamente timpanista e percussionista da Berliner Philharmoniker
DUO DESVIO DEZ/16
DESVIO
Formado pelos percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto, DESVIO tem uma identidade caracterizada pela combinação dos ritmos brasileiros com o pensamento formal erudito. A fusão desses dois elementos, somados às diferentes formações dos músicos, compõe uma sonoridade única e peculiar. Cancioneiro é um concerto composto por uma coletânea de peças autorais dedicadas aos instrumentos de percussão. Fruto de uma constante busca por novos sons, timbres e técnicas, o espetáculo insere o universo particular de DESVIO no imaginário coletivo de sons já concebidos. �
LEONARDO GOROSITO
Leonardo Gorosito é compositor e percussionista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.
Possui bacharelado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), como aluno de John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Obteve seu Mestrado e Diploma de Artista em Percussão pela Yale University, sob a orientação do professor Robert Van Sice.�
RAFAEL ALBERTO
Rafael Alberto é compositor e chefe de naipe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Formou-se no Conservatório de Tatuí sob orientação de Javier Calvino e Luis Marcos Caldana e concluiu seu Bacharelado em Percussão pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tendo como professores John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Em 2011, concluiu seu Mestrado pela Stony Brook University, em Nova York, como aluno de Eduardo Leandro
NATH CALAN NOV/16
Nath Calan
-Bacharel em percussão pela Unesp e mestre emperformance pela Unicamp, Nath é uma percussionista que realiza extensa pesquisa e divulgação da música cênica;
-Na área da música cênica foi resposável por estreias nacionais de algumas obras; produziu e atuou no espetáculo Waltz, com direção de Bira Honorato – espetáculo o qual ficou em cartaz por cinco meses no Espaço do Satyros em São Paulo, e espaço Tendal da Lapa em 2010; em 2013 apresentou Concerto Solo de Música Cênica no encontro de percussão “Festa do Ritmo em Belém do Pará”, ocasião na qual também ministrou master class sobre o tema e em 2015 apresentou seu concerto de música cênica em distintos teatros e espaços como sala Funarte, Auditório de Artes da Unicamp, Casa Parintins, entre outros;
-Também atua como timpanista e/ou percussionista em diversas orquestras de São Paulo como Bachiana Filarmônica SESI SP, Sinfônica de Santos, Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra do Theatro Municipal, Orquestra de Ópera do Theatro São Pedro, Orquestra do Programa Prelúdio (TV Cultura) entre outras;
-Como camerista realizou diversas turnês internacionais pela Europa e América, integrando o sexteto Seis com Casca e também como convidada do Durum Percussão Brasil;
-Como docente atua há 5 anos na escola Auditório do Ibirapuera e ministra Master Classes em distintos encontros de percussão; tendo sido também professora no Guri Santa Marcelina por dois anos;
-Como baterista acompanhou Fernanda Takai e banda em festivais no RJ, em SP e BH durante 2014 e realiza shows e gravações com distintas bandas do universo pop/rock;
-Com Fernando Chaib montou o Duo Kontakte; em 2013 o duo apresentou-se no XXI Encontro de Composição da Funarte e foi contemplado com o Prêmio Funarte Didático, com o concerto “Percussão: diversão e aprendizagem musical”. Também em 2013, o Duo Kontakte participou, como convidado, da V Festa do Ritmo em Belém do Pará, realizando concerto e master classes e nesse período se apresentou em algumas unidades do Sesc;
– Em sua discografica constam CDs com o PIAP (Grupo de Percussão da Unesp), Eugénia Mello e Castro (Conversas com Versos), Seis com Casca (Num dia no outro), Leila Pinheiro e Seis com Casca, Porcas Borboletas, Orquestra do Festival de Campos de Jordão com regência de Roberto Minczuk, Juliana Franke, Orquestra Jazz Sinfônica (25 anos), Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outros.
CHARLES AUGUSTO NOV/16

Charles Augusto
ARTISTA ADAMS
Professor de Percussão da Universidade Federal de Ouro Preto
Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e Bacharel em Percussão pela UNESP (2010). Dedica-se especialmente às áreas de música contemporânea, musica eletroacústica e ensino de percussão.
Realizou atividades diversificadas como percussionista, tendo atuado em Orquestras como: Filarmônica de Minas Gerais (Belo Horizonte) e Orquestra do Theatro São Pedro (São Paulo). Participou também de importantes grupos como: Camerata Aberta (2010-2014); Grupo PIAP (2006-2010); Grupo SONANTE 21 (2012-2014). Além disso, atuou juntamente a solistas como Fábio Zanon (violão), Duo Labèque (pianistas Katia e Marielle Labèque) e Shawn Mativetsky (percussão). Atualmente é membro dos grupos SCHLAG!, TECTUM, Oficina Música Viva e Trio Signum. Desde 2009, é parte do duo com a pianista Alice Belém, tendo atuado na VIII Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo (2010), em concertos na Sala de Música da Câmara da Hochschule für Musik Köln (Alemanha, 2011/12), no Festival Verão Arte Contemporânea (Belo Horizonte, 2014, 2015 e 2016) e solistas da quarta edição do Festival de Maio (Belo Horizonte, 2016)
É professor de percussão do Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto-MG (Demus-UFOP) e coordenador do Grupo de Percussão da UFOP. Desde 2016 é artista apoiado pela fábrica holandesa de instrumentos ADAMS.
SÉRGIO COUTINHO NOV/16

Sergio Coutinho
Iniciou seus estudos na Escola Municipal de Musica de São Paulo com Joaquim de Abreu. Foi Solista convidado com a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e percussionista convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira e OSESP. Bacharel pela Unesp, estudou com Carlos Stasi, Eduardo Gianesella e John Boudler, foi membro do Grupo Piap, com o qual participou da Turnê Norte-Americana em 2010. Participou de gravações com o PERCORSO Ensemble, Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão e Grupo Piap. Integrante do naipe de percussão da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, foi assistente de tímpanos durante as temporadas de 2011,2012 e solista durante a temporada de 2013. Participou de festivais no Brasil e no exterior. Atualmente trabalha sob a orientação de Ricardo Righini (OSESP) e Wieland Welzel (Berliner Philharmoniker).