ENCONTRO COM OS MESTRES

Os Encontros com os Mestres possibilitam dois tipos de vivência com convidados das mais diversas linhas de expressão percussiva. Uma se dá através de master classes, workshops, ensaios abertos e oficinas que possibilitam o contato com a prática do mestre através de sua experiência de ensino. A outra se dá através de uma série de espetáculos em que os mestres se apresentam e mostram o resultado artístico de toda seu conhecimento na prática. 

Estes eventos visam a promoção dos saberes de diversas práticas percussivas, estimulando a troca de experiências e conhecimentos através de encontros com mestres de todo o território brasileiro e também de convidados internacionais. Estes encontros ocorrem no IFG e UFG e prevêem inúmeras atividades e ações em cada evento. 

Os Encontros com os Mestres são organizados em torno de masterclasses, oficinas e concertos com pessoas convidadas e especialmente escolhidas por sua iminente contribuição para com a comunidade local e para com todo o escopo de abrangência do programa. Estão entre esses convidados representantes da percussão orquestral, da percussão contemporânea, das tradições folclóricas, das criações com novas tecnologias, da música instrumental e das manifestações tradicionais brasileiras. 

Veja imagens em: https://www.facebook.com/ProPerc/media_set?set=a.170928870035071.1073741825.100013538778602&type=3

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DUO REYNAERT/SÉJOURNÉ   MAI/17
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Sylvie Reynaert, depois de seus estudos no Conservatório de Lyon na classe de François Dupin e um prêmio de vibrafone jazz, começou uma carreira como camerista com o duo Pianisticks. Com este duo ela ganhou um prêmio no Concurso Europeu de Música de Câmara da FNAPEC e um prêmio especial no Concurso Internacional de Música de Câmara da UFAM. Ela criou o DuoDam com obras para percussão e acordeão, onde música improvisada se mistura com música escrita. Ela estreiou obras de Eric Daubresse (IRCAM), Vincent Paulet, Dominique Lemaître, Alexandros Markeas, Emmanuel Séjourné, entre muitos outros. Ela criou concerto improvisado com o pintor Mattias Duhamel e espetáculos com o Centro Coreográfico Nacional de Carolyn Carlson e trabalhou com artistas como Louis Sclavis, Eric Truffaz, Jean-Pierre Como, Renaud Garcia Fons, Adel shams el din, Carlo Rizzo, Ravi Prasad, entre inúmeros outros.
Sylvie Reynaert se dedica profundamente à formação de novos músicos e, tendo dado aulas em inúmeras instituições francesas de ensino musical, ela é atualmente professora de percussão no Conservatoire de Strasbourg.

Emmanuel Séjourné é professor chefe do Departamento de Percussão no Conservatoire de Strasbourg e da Academia Superior de Música da Université de Strasbourg. Sua música tem inspiração em grande parte da música clássica ocidental e da cultura popular (jazz, rock e música tradicional não européia) com forte presença rítmica, romântica e enérgica. Muitas orquestras interpretaram suas composições: Radio Sinfonie Orchester Stuttgart, Nagoya Philharmonic, Osaka Philharmonic, Sinfonia Toronto, Croatian Radio Television Symphony, Luxembourg Philharmonic, Lausanne Chamber Orchestra, Orchestre de la Suisse Italienne, Orchestre de la Suisse Romande, Camerata de Bourgogne, Orchestre d’Auvergne, de Cannes, Nice, Pau, Mulhouse, Bochumer Symphoniker, Wurttembergisches Kammerorchester, além de inúmeros grupos de percussão, solistas, cameristas, coros e outras formações. Ele é autor de Concerto pra vibrafone, Concerto para múltipla percussão, dois concertos para marimba e do Concerto Duplo (este já apresentado na Bulgária, China, Alemanha, Turquia, Letónia, Coréia, México e França). Como instrumentista, ele obteve com o saxofonista Philippe Geiss, o prêmio da Academia Francesa de Disco pela interpretação e arranjos de Debussy, Ibert e Milhaud e o prêmio de melhor música no Festival de Avignon. Como solista ou com o Ensemble Accroche Note ele criou mais de cem obras, incluindo concertos, música de câmara e solos.
Emmanuel Séjourné é artista Adams e Resta-Jay Mallets

 

 GILÚ AMARAL  JAN/17
Gilú Flyer 2
Gilú Amaral é reconhecido na cena musical pernambucana como um dos melhores percussionistas da sua geração. Sua Orquestração percussiva vem da inspiração de criança, de andar pelas ladeiras de Olinda e viver sua efervescência cultural, assim como na participação em diversas oficinas, workshops e vivências percussivas, aliado a experiência adquirida em parcerias de trabalhos executados com artistas e bandas como Naná Vasconcelos, Renata Rosa, Mundo Livre S/A, Bonsucesso Samba Clube, Ave Sangria, Marcelo Bratke, Banda de Pau e Corda, Academia da Berlinda e Orquestra Contemporânea de Olinda, da qual é o fundador e, trabalhos com o Grupo Instrumental Wassab, dentre outros artistas, dos quais tocou em importantes festivais de música no Brasil, Europa e África. Esse Intercâmbio colaborou para a constituição dessa Aula Espetáculo que utiliza o corpo como instrumento musical, que também é fazer música de certo modo, independente de qualquer conhecimento musical dos presentes, qualquer pessoa pode fazer música por conta da simplicidade da condução desta aula espetáculo. Essa atividade visa contribuir para a facilitação da educação musical e o seu domínio, e Gilú vem com sua Orquestração Percussiva propor mais um caminho. Olhando dentro dos olhos de seus alunos e os levando a ficar mais a vontade com esse novo, que é o aprender sobre contratempo, dinâmica e etc.
Iniciando a oficina a partir da formação de um círculo, pois, acredita que a visualização de todos que participam desta orquestração é muito importante, já que assim exalta-se o senso de equipe e a compreensão de células rítmicas. Dispondo–se na maioria das vezes no centro desta circunferência e relacionando o corpo como elemento da música, assim utilizando-o para a iniciação musical e as noções de técnicas e células rítmicas brasileiras, além da tomada de uma consciência corporal dentro do ritmo para destravar e se conhecer um pouco mais e a cada vez mais, aprender as noções básicas de musicalização. Como tempo, prática em conjunto, códigos e etc. Podendo no segundo momento, repassar junto com os alunos, após a divisão de naipes, para os instrumentos percussivos que deverão ser levados pelos mesmos, único pedido solicitado aos participantes. Sendo esta aula espetáculo uma formação livre de noções de arranjo e composição para instrumentos percussivos.

 

MÁRCIA FERNANDES  DEZ/16

Marcia flyerMarcia Fernandes é timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, integrante fundadora do grupo PERCOTH e Artista ADAMS.
Ao longo de sua carreira atuou em diversas orquestras no Brasil como: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), e no exterior tais como: Orchestre d’Opéra National du Rhin , Orchestre National Philharmonique de Strasbourg (OPS), L’Orchestre symphonique de Mulhouse (OSM), L’Ensemble Instrumental Strasbourg, Orchestre Baroque de Strasbourg trabalhando com os maestros Lorin Maazel, Yan Pascal Tortelier, Kurt Masur, John Neschiling, Frank Shipway, Marco Letonja, Kristjan Järvi, Marin Alsop, Heinz Holliger, entre outros.
Foi marimbista do musical da broadway The Lion King e integrante de variados grupos cameristicos tais como: PIAP (Percussionistas do Instituto de Artes do Planalto), Orchestre de Percussion Strasbourgoise, Percorso Ensemble e ZETADUO.
Natural de São Paulo iniciou seus estudos na Escola Municipal de Música de São Paulo. Mais tarde, ingressou na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) para estudar com John Boudler, Eduardo Gianesella e Carlos Stasi e após a universidade continuou seus estudos na academia da OSESP sob orientação de Ricardo Bologna e Elizabeth e Del Grande.
Em seguida foi à Europa e ingressou no Conservatoire Superieur de Strasbourg (França) onde estudou com: Stephan Fougeroux , Denis Riedinger e Emmanuel Séjourné.
Na Alemanha ficou sob orientação do timpanista solista Jesper Korneliusen da Philharmonisches Staatsorchester Hamburgo e participou do Festspiele Baden-Baden com Rainer Seegers e Franz Schindlbeck respectivamente timpanista e percussionista da Berliner Philharmoniker

 

DUO DESVIO  DEZ/16

Desvio Flyer

DESVIO
Formado pelos percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto, DESVIO tem uma identidade caracterizada pela combinação dos ritmos brasileiros com o pensamento formal erudito. A fusão desses dois elementos, somados às diferentes formações dos músicos, compõe uma sonoridade única e peculiar. Cancioneiro é um concerto composto por uma coletânea de peças autorais dedicadas aos instrumentos de percussão. Fruto de uma constante busca por novos sons, timbres e técnicas, o espetáculo insere o universo particular de DESVIO no imaginário coletivo de sons já concebidos. �
LEONARDO GOROSITO
Leonardo Gorosito é compositor e percussionista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo.
Possui bacharelado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), como aluno de John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Obteve seu Mestrado e Diploma de Artista em Percussão pela Yale University, sob a orientação do professor Robert Van Sice.�
RAFAEL ALBERTO
Rafael Alberto é compositor e chefe de naipe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Formou-se no Conservatório de Tatuí sob orientação de Javier Calvino e Luis Marcos Caldana e concluiu seu Bacharelado em Percussão pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tendo como professores John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Em 2011, concluiu seu Mestrado pela Stony Brook University, em Nova York, como aluno de Eduardo Leandro

 

NATH CALAN  NOV/16

Nath Calan

Nath Calan
-Bacharel em percussão pela Unesp e mestre emperformance pela Unicamp, Nath é uma percussionista que realiza extensa pesquisa e divulgação da música cênica;
-Na área da música cênica foi resposável por estreias nacionais de algumas obras; produziu e atuou no espetáculo Waltz, com direção de Bira Honorato – espetáculo o qual ficou em cartaz por cinco meses no Espaço do Satyros em São Paulo, e espaço Tendal da Lapa em 2010; em 2013 apresentou Concerto Solo de Música Cênica no encontro de percussão “Festa do Ritmo em Belém do Pará”, ocasião na qual também ministrou master class sobre o tema e em 2015 apresentou seu concerto de música cênica em distintos teatros e espaços como sala Funarte, Auditório de Artes da Unicamp, Casa Parintins, entre outros;
-Também atua como timpanista e/ou percussionista em diversas orquestras de São Paulo como Bachiana Filarmônica SESI SP, Sinfônica de Santos, Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra do Theatro Municipal, Orquestra de Ópera do Theatro São Pedro, Orquestra do Programa Prelúdio (TV Cultura) entre outras;
-Como camerista realizou diversas turnês internacionais pela Europa e América, integrando o sexteto Seis com Casca e também como convidada do Durum Percussão Brasil;
-Como docente atua há 5 anos na escola Auditório do Ibirapuera e ministra Master Classes em distintos encontros de percussão; tendo sido também professora no Guri Santa Marcelina por dois anos;
-Como baterista acompanhou Fernanda Takai e banda em festivais no RJ, em SP e BH durante 2014 e realiza shows e gravações com distintas bandas do universo pop/rock;
-Com Fernando Chaib montou o Duo Kontakte; em 2013 o duo apresentou-se no XXI Encontro de Composição da Funarte e foi contemplado com o Prêmio Funarte Didático, com o concerto “Percussão: diversão e aprendizagem musical”. Também em 2013, o Duo Kontakte participou, como convidado, da V Festa do Ritmo em Belém do Pará, realizando concerto e master classes e nesse período se apresentou em algumas unidades do Sesc;
– Em sua discografica constam CDs com o PIAP (Grupo de Percussão da Unesp), Eugénia Mello e Castro (Conversas com Versos), Seis com Casca (Num dia no outro), Leila Pinheiro e Seis com Casca, Porcas Borboletas, Orquestra do Festival de Campos de Jordão com regência de Roberto Minczuk, Juliana Franke, Orquestra Jazz Sinfônica (25 anos), Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outros.

 

CHARLES AUGUSTO NOV/16

Charles Augusto ARTISTA ADAMS Professor de Percussão da Universidade Federal de Ouro Preto Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e Bacharel em Percussão pela UNESP (2010). Dedica-se especialmente às áreas de música contemporânea, musica eletroacústica e ensino de percussão. Realizou atividades diversificadas como percussionista, tendo atuado em Orquestras como: Filarmônica de Minas Gerais (Belo Horizonte) e Orquestra do Theatro São Pedro (São Paulo). Participou também de importantes grupos como: Camerata Aberta (2010-2014); Grupo PIAP (2006-2010); Grupo SONANTE 21 (2012-2014). Além disso, atuou juntamente a solistas como Fábio Zanon (violão), Duo Labèque (pianistas Katia e Marielle Labèque) e Shawn Mativetsky (percussão). Atualmente é membro dos grupos SCHLAG!, TECTUM, Oficina Música Viva e Trio Signum. Desde 2009, é parte do duo com a pianista Alice Belém, tendo atuado na VIII Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo (2010), em concertos na Sala de Música da Câmara da Hochschule für Musik Köln (Alemanha, 2011/12), no Festival Verão Arte Contemporânea (Belo Horizonte, 2014, 2015 e 2016) e solistas da quarta edição do Festival de Maio (Belo Horizonte, 2016) É professor de percussão do Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto-MG (Demus-UFOP) e coordenador do Grupo de Percussão da UFOP. Desde 2016 é artista apoiado pela fábrica holandesa de instrumentos ADAMS.

Charles Augusto
ARTISTA ADAMS
Professor de Percussão da Universidade Federal de Ouro Preto
Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e Bacharel em Percussão pela UNESP (2010). Dedica-se especialmente às áreas de música contemporânea, musica eletroacústica e ensino de percussão.
Realizou atividades diversificadas como percussionista, tendo atuado em Orquestras como: Filarmônica de Minas Gerais (Belo Horizonte) e Orquestra do Theatro São Pedro (São Paulo). Participou também de importantes grupos como: Camerata Aberta (2010-2014); Grupo PIAP (2006-2010); Grupo SONANTE 21 (2012-2014). Além disso, atuou juntamente a solistas como Fábio Zanon (violão), Duo Labèque (pianistas Katia e Marielle Labèque) e Shawn Mativetsky (percussão). Atualmente é membro dos grupos SCHLAG!, TECTUM, Oficina Música Viva e Trio Signum. Desde 2009, é parte do duo com a pianista Alice Belém, tendo atuado na VIII Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo (2010), em concertos na Sala de Música da Câmara da Hochschule für Musik Köln (Alemanha, 2011/12), no Festival Verão Arte Contemporânea (Belo Horizonte, 2014, 2015 e 2016) e solistas da quarta edição do Festival de Maio (Belo Horizonte, 2016)
É professor de percussão do Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto-MG (Demus-UFOP) e coordenador do Grupo de Percussão da UFOP. Desde 2016 é artista apoiado pela fábrica holandesa de instrumentos ADAMS.

 

SÉRGIO COUTINHO NOV/16

Sergio Coutinho Iniciou seus estudos na Escola Municipal de Musica de São Paulo com Joaquim de Abreu. Foi Solista convidado com a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e percussionista convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira e OSESP. Bacharel pela Unesp, estudou com Carlos Stasi, Eduardo Gianesella e John Boudler, foi membro do Grupo Piap, com o qual participou da Turnê Norte-Americana em 2010. Participou de gravações com o PERCORSO Ensemble, Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão e Grupo Piap. Integrante do naipe de percussão da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, foi assistente de tímpanos durante as temporadas de 2011,2012 e solista durante a temporada de 2013. Participou de festivais no Brasil e no exterior. Atualmente trabalha sob a orientação de Ricardo Righini (OSESP) e Wieland Welzel (Berliner Philharmoniker).

Sergio Coutinho
Iniciou seus estudos na Escola Municipal de Musica de São Paulo com Joaquim de Abreu. Foi Solista convidado com a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e percussionista convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira e OSESP. Bacharel pela Unesp, estudou com Carlos Stasi, Eduardo Gianesella e John Boudler, foi membro do Grupo Piap, com o qual participou da Turnê Norte-Americana em 2010. Participou de gravações com o PERCORSO Ensemble, Orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão e Grupo Piap. Integrante do naipe de percussão da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, foi assistente de tímpanos durante as temporadas de 2011,2012 e solista durante a temporada de 2013. Participou de festivais no Brasil e no exterior. Atualmente trabalha sob a orientação de Ricardo Righini (OSESP) e Wieland Welzel (Berliner Philharmoniker).