Trajetória profissional como cientista é o assunto inicial do ciclo de palestras Mulheres em Movimento


Na segunda-feira, 15 de setembro, o Projeto Meninas CEEC deu início ao Ciclo de Palestras Mulheres em Movimento com a apresentação da palestra “Trajetória profissional como cientista: desafios e superações”, conduzida pela pesquisadora Marcella Scoczynski Ribeiro Martins, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento marcou também a abertura oficial do segundo semestre letivo de 2025 no IFG – Câmpus Inhumas, reunindo a comunidade acadêmica do ensino superior em um momento de aprendizado e inspiração. A atividade teve como propósito compartilhar experiências na carreira científica e também estimular a presença e o protagonismo feminino nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

A palestra apresentou a trajetória profissional da pesquisadora, evidenciando os principais desafios enfrentados e as oportunidades que marcaram sua carreira. O encontro também serviu como fonte de inspiração para estudantes interessados(as) em ingressar na área científica, com destaque para o incentivo à participação feminina no campo da pesquisa e inovação.

Coordenadora do projeto Viviane Margarida abrindo a palestra.
Palestrante Marcella Scoczynski.
Público da Palestra no IFG – Câmpus Inhumas.
Ana Júlia, pesquisadora do projeto, com a palestrante Marcella Scoczynski.
Bolsistas do projeto Meninas CEEC.
Foto com público da palestra.

🚀 Trajetória

Marcella Scoczynski Ribeiro Martins é doutora em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR, com formação em Engenharia de Computação pela UEPG e Tecnologia em Eletrônica pela UTFPR-PG. Professora associada na UTFPR – Câmpus Ponta Grossa desde 2009, atua em pesquisas voltadas à Inteligência Artificial, com aplicações em áreas como Astronomia, Biotecnologia, Saúde e Cidades Inteligentes. É docente nos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Bioinformática, e lidera iniciativas que promovem a inclusão e a igualdade de gênero na ciência. Desde 2021, representa o Brasil em projetos internacionais de IA da NASA, em parceria com instituições como SETI Institute, Google, NVIDIA e ESA.