Resumo

O Águas Lindas Basketball se constitui em uma relevante manifestação educacional como elemento cultural multifacetado, compreendida em um sentido amplo, não se restringindo apenas aos aspectos biológicos, técnicos e táticos, mas compreendendo a prática corporal em uma perspectiva cultural (DAÓLIO, 2021). Diante disso a formação do Águas Lindas Basketball, no Instituto Federal de Goiás, Campus Águas Lindas vêm para contribuir no desenvolvimento da capacidade humana integral, manifestada através do esporte, objetivando proporcionar para a comunidade de Águas Lindas de Goiás, acesso à cultura, esporte, lazer e informação através do basquetebol, contribuindo para uma sociedade mais justa e humana. Serão ofertadas vagas, para a comunidade de Águas Lindas, abrangendo discentes, servidores, terceirizados e comunidade externa, de acordo com o interesse e capacidade máxima disponível, levando-se em conta a estrutura do projeto.

Perfil da ação de extensão

O município de Águas Lindas compõe a Área Metropolitana de Brasília (AMB) e a Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), havendo um fluxo constante de pessoas ao Distrito Federal em busca de emprego, esporte, lazer, serviços de saúde e educação. Boa parte da população é migrante, em especial vindos da Região Nordeste, o que se manifesta em aspectos culturais e linguísticos. A produção territorial de Águas Lindas deu-se de forma desordenada, em razão da especulação imobiliária, do crescimento populacional acelerado e da ausência de planejamento urbano, o que impacta na efetivação dos direitos humanos da população. Berger, Artur Goulart (2021), em seu estudo sobre como o esporte pode ser utilizado como meio para contribuir com a formação do cidadão e gerar transformações positivas na sociedade, destaca que considerar as percepções de variedade de personagens, e utilizar instrumentos condizentes com a realidade e capacidades dos participantes, podem potencializar a riqueza de seus relatos e consequentemente, dos estudos. Por fim, é reforçado o potencial do esporte para o ensino de princípios, valores e habilidades que contribuem para a formação do cidadão. Inserido nesta conjuntura, este projeto de extensão surge da necessidade de fomentar processos contínuos e sistematizados de formação pelo esporte e lazer que contribuam para a transformação dessa realidade social.

Nesta sintonia, a educação física no ambiente escolar possui um papel fundamental, pois podem proporcionar aos alunos um melhor desenvolvimento físico, motor e em suas habilidades e competências dentro da pratica de atividades físicas na escola. O basquetebol busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social, de princípios democráticos, integrando o aluno na cultura corporal do movimento, visando o lazer, assim como a manutenção e a melhoria da saúde, por se tratar de um esporte tão completo no que tange fundamentos, regras, habilidades motoras e espírito de equipe.

Nesse sentido, considerando a importância do trabalho já realizado no IFG, campus Águas Lindas de Goiás, na área do esporte e lazer , em horários combinados entre a Diretoria Geral do Campus e o profissional professor de educação física, professor André, trabalhos estes ofertados às comunidades escolar e externa, identificamos a necessidade de darmos suporte a iniciativa da educação pelo esporte no sentido de propiciar o engendramento de novos processos que contribuam para o incentivo a educação pelo esporte nos espaços democráticos.

A Associação de Basquetebol de Águas Lindas de Goiás (ABALI) fundada em 8 de agosto de 2018, tem por objetivo desenvolver o gosto pelo esporte entre pessoas das mais diversas idades, atuando como instrumento de transformação social e de organização civil. Têm atuado desde o princípio de forma voluntária, e sem ônus para os participantes. A ABALI busca gerar oportunidades para o desenvolvimento de crianças e jovens, a fim de assegurar aos alunos plena integração e inclusão na sociedade através do esporte, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser, valorizando os resultados esportivos e os relacionados à cidadania e ao desenvolvimento físico e moral do indivíduo.

Formas de Seleção e público alvo

Público alvo: Crianças e jovens a partir de 5 anos de idade. Serão aceitas todos(as) pessoas que desejarem participar dos treinos, eventos, reuniões e palestras, mediante contato prévio com o professor responsável pelas atividades executadas no projeto.

• As inscrições serão realizadas via WhatsApp contato do professor responsável pela execução das atividades esportivas;
  • Os dados pessoais dos participantes e dos responsáveis em caso de menor de idade serão armazenados via formulário eletrônico;