Visão geral
Este projeto busca despertar e fortalecer a vocação profissional de meninas para e nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, visando ampliar a presença feminina nestes campos e promover a equidade de gênero.
Queremos inspirar meninas a seguirem carreiras onde atualmente existe predominância masculina.






Buscamos futuras engenheiras, professoras e pesquisadoras em Matemática, Física e Química, e Cientistas da Computação.
Nós desenvolvemos ações para despertar vocações e desenvolver talentos.
Título do Projeto: Despertando e fortalecendo a vocação profissional de meninas para e nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.
Edital: Chamada CNPq/MCTI/MMulheres nº 31/2023
Vigência: 18/11/2024 a 30/11/2027
Objetivo geral: Despertar e fortalecer a vocação profissional de meninas e mulheres nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação (CEEC) através de abordagem integrada de ensino, pesquisa e extensão, visando ampliar a presença feminina e promover a equidade de gênero nestes campos..
“A ciência tem grandes tesouros escondidos em seu seio. É nosso trabalho buscá-los.”
Marie Curie
A metodologia deste projeto está estruturado em quatro categorias de ações destinadas a estimular a participação de meninas e mulheres nas carreiras de CEEC
1. Ingresso
O projeto busca incentivar estudantes de escolas públicas a ingressarem em carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação (CEEC), com atividades como cursos de informática, oficinas interativas e visitas técnicas. Também inclui pesquisas para avaliar os impactos dessas iniciativas, promovendo a equidade de gênero e analisando mudanças ao longo do tempo.
2. Formação
O projeto busca capacitar estudantes, professores e graduandos nas áreas de CEEC por meio de formações sobre ciência, tecnologia e inovação. Oferece rodas de conversa, mentorias, cursos, workshops, hackathons e webinars para fortalecer práticas inclusivas e atrair mais meninas para estas áreas. Fomenta a equidade de gênero com fóruns, visitas técnicas e ações voltadas ao empoderamento feminino. E promove integração entre ensino, pesquisa e extensão.
3. Permanência
O projeto visa apoiar estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Licenciatura em Química, fortalecendo suas trajetórias acadêmicas. As atividades incluem palestras virtuais inspiradoras com mulheres de sucesso, mentoria e tutoria, orientação profissional, visitas técnicas e pesquisas que analisam desafios e progressos das alunas. Essas iniciativas promovem inclusão, equidade de gênero e a redução de evasão, com ampla divulgação para ampliar o impacto e alcançar um público diversificado.
4. Ascensão
O projeto apoia egressas dos cursos de graduação em áreas de CEEC do Câmpus Inhumas e Câmpus Jataí, promovendo progressão profissional e fortalecimento de vínculos com a instituição. As iniciativas incluem monitoramento das egressas por meio de pesquisas periódicas sobre evolução profissional e desafios enfrentados, além de encontros anuais. Esses encontros possibilitam troca de experiências, ampliação de redes de contatos, participação em workshops e acesso a mentorias, incentivando o desenvolvimento contínuo e impacto positivo nas carreiras.
