Horários de Atendimento – CIEE

O atendimento da CIEE é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para maior agilidade, o contato deve ser feito prioritariamente pelos seguintes canais:

📧 E-mail: interacao.goiania@ifg.edu.br
📞 Telefones: (62) 3227-2720 / 3227-2721

📲WhatsApp Business – 🔗 Entrar no grupo

——————————————————————————————————————————————

ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO

O estágio curricular não obrigatório é uma atividade opcional, relacionada à área de formação do estudante. Suas horas poderão ser aproveitadas como atividades complementares, conforme as condições previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

Para realizar o estágio, o estudante deverá ter idade mínima de 16 anos, estar regularmente matriculado e atender às condições previstas para seu curso.

Os estágios são regidos pelaLei nº 11.788/2008 e pela Resolução nº 296 – REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 2 de setembro de 2026. Consulte a regulamentação na página de Legislação de Estágio do IFG.

 

JORNADA DE ESTÁGIO

A jornada deve ser compatível com as atividades acadêmicas, sem conflito com os horários das aulas, respeitando os seguintes limites:

🎓Cursos técnicos integrados, subsequentes e EJA: até 4 horas diárias e 20 horas semanais;

🎓Cursos superiores: até 6 horas diárias e 30 horas semanais;

🎓Estudantes que já concluíram a carga horária das disciplinas da matriz curricular ou que realizem estágio apenas nas férias escolares: até 8 horas diárias e 40 horas semanais, mediante análise da CIEE e formalização dessa jornada no TCE.

⏰ A duração do estágio na mesma concedente não poderá ultrapassar 24 meses, exceto quando realizado por pessoa com deficiência.

O estágio não obrigatório pode ser oferecido por instituições públicas ou privadas e por profissionais liberais devidamente registrados em seus conselhos profissionais, mediante cadastro e formalização junto ao IFG – Câmpus Goiânia.


BOLSA AUXÍLIO-TRANSPORTE

No estágio não obrigatório, SÃO OBRIGATÓRIOS O PAGAMENTO de bolsa ou outra forma de contraprestação E A CONCESSÃO de auxílio-transporte.


SEGURO CONTRA ACIDENTES PESSOAIS

A contratação do seguro contra acidentes pessoais é de responsabilidade da concedente.

⚠️ O estágio não obrigatório não é coberto pela apólice institucional do IFG.

Os dados da seguradora e o número da apólice deverão constar no Título VIII – Cláusula Nona do TCE, na última página do documento.


CONSEGUIU UMA VAGA? FORMALIZE SEU ESTÁGIO ANTES DE COMEÇAR
  1. Entre em contato com a CIEE pelo e-mail interacao.goiania@ifg.edu.br, informando nome completo, matrícula, curso, nome da concedente e data prevista para início do estágio.
  2. Solicite as orientações e os modelos atualizados do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), do Plano de Atividades e dos demais formulários. Não utilize modelos antigos ou compartilhados por outros estudantes sem a conferência da CIEE.
  3. Solicite à Coordenação do seu curso a indicação do professor orientador e preencha seus dados no campo correspondente do contrato e/ou do plano de atividades.
  4. Preencha o TCE e elabore o Plano de Atividades com a participação do professor orientador e do supervisor da concedente. Confira as atividades, os horários, a carga horária, o período do estágio e os dados do seguro.
  5. Encaminhe o TCE e o Plano de Atividades à CIEE com, no mínimo, 10 dias de antecedência do início previsto, para análise e encaminhamento das assinaturas. Esse prazo também deve ser observado nas solicitações de alteração contratual.
  6. Aguarde a conferência e as orientações da CIEE antes de colher as assinaturas, inclusive as do professor orientador e do coordenador no Plano de Atividades. Após a liberação, providencie as assinaturas pendentes do estudante, da concedente e dos demais responsáveis indicados.
  7. Solicite a abertura do processo ao Setor de Protocolo, pelo e-mail protocolo.goiania@ifg.edu.br, encaminhando em PDF:

       📌 TCE e Plano de Atividades completos e assinados por todas as partes;

      📌 Requerimento de aluno preenchido e assinado, na opção correspondente ao estágio obrigatório;

     📌 Outros documentos solicitados pela CIEE, quando necessários.

       7.1. Providencie a abertura do processo com antecedência mínima de 03 dias do início previsto, conforme o fluxo de atendimento da CIEE. O estágio também deverá estar previamente cadastrado no módulo SUAP Estágio.

      7.2. Acompanhe o processo pelo SUAP e verifique seu e-mail para atender a eventuais solicitações de correção ou complementação.


⚠️ATENÇÃO: o estágio somente poderá começar após a aprovação do Plano de Atividades, a assinatura do TCE por todas as partes e o cumprimento dos procedimentos prévios de formalização. Não são assinados contratos com início retroativo.


ACOMPANHAMENTO E ENCERRAMENTO

Durante o estágio, mantenha contato com seu professor orientador para as orientações mensais e os registros no SUAP.

Nos estágios com duração superior a seis meses, apresente relatório de atividades a cada semestre. Ao término, entregue o relatório final e os demais documentos exigidos em até 45 dias após o encerramento.

Caso o estágio seja encerrado antes da data prevista no contrato, comunique à Coordenação do Curso e à CIEE para a formalização da rescisão.


📬FICOU COM DÚVIDAS?

Entre em contato com a Coordenação de Interação Escola-Empresa – CIEE do IFG – Câmpus Goiânia:
📧 interacao.goiania@ifg.edu.br