JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais há uma grande disponibilidade de ferramentas cartográficas, inclusive de uso e acesso gratuito, entretanto ainda permanece um desconhecimento sobre essas ferramentas e como elas impactam a forma de observar, se localizar e se orientar sobre a superfície terrestre.

 

A percepção espacial está relacionada às habilidades espaciais de cada indivíduo, as quais são definidas por Golledge e Stimson (1997) como sendo:

  • a habilidade de pensar geometricamente;
  • a habilidade de imaginar complexas relações espaciais como estruturas moleculares tridimensionais;
  • a habilidade de reconhecer padrões espaciais de fenômenos em diferentes escalas;
  • a habilidade de perceber estruturas tridimensionais em duas dimensões e a habilidade relativa de expandir estruturas bidimensionais em tridimensionais; entre outras

 

Os conhecimentos cartográficos permitem uma aprendizagem espacial auxiliar à crianças e adolescentes (ALMEIDA; PASSINI, 2015). O mapa, instrumento fundamental de representação do espaço é de difícil leitura para muitos, justamente devido à falta de habilidade espacial. No entanto, é possível despertar o interesse e exercitar a percepção espacial por meio de produtos e equipamentos mais intuitivos, tais como: imagens aéreas e ambientes representados em realidade virtual, os quais trazem uma transição mais tênue entre o espaço tridimensional e sua representação bidimensional.

 

Dessa forma, pretende-se com esse projeto auxiliar os estudantes e a população em geral à exercitar suas habilidades espaciais e despertar neles o interesse pela cartografia.

 

Adicionalmente, ainda há uma falta de conhecimento da população goianiense e de cidades do entorno sobre a existência do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura no IFG – Campus Goiânia. Por abordar as ciências cartográficas, este projeto pode paralelamente à ação de extensão, que é abordar a questão da percepção espacial diante de diferentes abordagens, colaborar para a divulgação do curso.

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