Núcleo de pesquisa

Presencrie Arte é resultado do trabalho do NEP – Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em percussão – que integra professores Mestres e Doutores da UFG e do IFG câmpus Goiânia, Anápolis e Inhumas.

O grupo vem atuando no cenário artístico cultural de todo o Brasil. No âmbito científico já obteve publicações em Simpósios, Seminários, além de apresentação de trabalhos em encontros científicos e artísticos de abrangência internacional.

O NEP já aprovou mais de 1 milhão e 200 mil reais em diferentes agencias de fomento – CnPq, Funarte, Fapeg, ProAPP, Fundo de cultura e Capes Pro –  em projetos de inovação tecnológica, formação de platéia, circulação artística e aprimoramento de tecnologia de lutieria.

O núcleo tem como laboratório de performance o Grupo Impacto – LINK – sexteto de percussão que vem se apresentando em Goiás, fazendo estréias, concertos didáticos, colaboração com dança, teatro, artes visuais e eletrônica, além de criar espetáculos com repertório de  diferentes vertentes percussivas dos séculos XX e XXI.

Atualmente, além do Presencrie Arte, o núcleo está executando o “Programa de Extensão para a Excelência no Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão no Estado de Goiás” (via ProExt 2015, coordenação do prof. Ronan Gil do IFG Goiânia) e o “Socializando Saberes e Sons Percussivos: fomentando o diálogo inclusivo entre culturas musicais tradicionais, populares e eruditas” (via ProExt 2016, coordenação do prof. Fabio Oliveira da UFG).

 

Pular para a barra de ferramentas