O PROJETO

A percepção espacial é um importante componente do desenvolvimento cognitivo dos indivíduos e é uma habilidade intrínseca que precisa ser exercitada e aprimorada. As diversas forma de representação do espaço possibilitam enxergá-lo sob diferentes pontos de vista, seja por meio de mapas, imagens ou modelos digitais; no formato analógico, digital ou realidade virtual; no espaço bidimensional ou tridimensional.

 

A busca do homem pela percepção do espaço passa pela compreensão da forma da Terra desde a mitologia, com pensadores, filósofos e cientistas concebendo inúmeras teorias. Atualmente, não apenas se tem modelos precisos da forma da Terra como é possível visualizar detalhes de sua superfície da ordem centimétrica por meio de imagens obtidas por satélites, aeronaves ou drones; ter a percepção do relevo a partir de modelos digitais de terreno; visualizar as ruas por fotografias georreferenciadas ou percorrê-las em um ambiente de realidade virtual a partir do Street View e Cardboard da Empresa Google. A ciência que rege todas essas abordagens e representa o espaço com precisão é a Cartografia e seu instrumento fundamental de representação é o mapa.

 

A dificuldade do indivíduo em perceber o espaço afeta: seu senso de localização, o movimento ordenado de um lugar para outro (navegação), a percepção da orientação em relação ao norte, a estimativa de distâncias, etc. Os processos de construção de conhecimentos conceituais e procedimentais que desenvolvam essas habilidades, para que a pessoa possa fazer leituras da superfície terrestre, por meio de suas representações é um processo de alfabetização cartográfica (PASSINI, 2012).

 

Este projeto de extensão parte da hipótese que, embora uma parcela faça uso de ferramentas cartográficas, a população em geral ainda não refletiu e tem conhecimento de como as ciências cartográficas impactam na maneira que percebemos, enxergamos, nos localizamos e visualizamos a superfície terrestre.

 

Sendo assim, a presente proposta busca associar diferentes formas de representação do espaço para estimular a percepção espacial, por meio de produtos cartográficos, representações tridimensionais e de realidade virtual. A proposta é pautada em exposições que contemplam o uso de mapas, fotografias aéreas e orbitais, modelos do terreno em maquetes e em ambiente digital e a utilização de realidade virtual para visualização tridimensional. Além disso, apresentar equipamentos que possibilitem obter esses produtos, tais como: veículos aéreos não tripulados (VANT), óculos para realidade virtual e visualização 3D (Google Cardboard), estereoscópios de espelhos e modelos em Sistemas de Informações Geográficas.

 

A proposta também pretende divulgar o curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura do IFG – Câmpus Goiânia. Pretende-se envolver os alunos, com o auxílio do Diretório Acadêmico de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, na concepção da exposição por meio de atividades junto às disciplinas do curso na confecção dos mapas, modelos tridimensionais e material gráfico em geral.

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